COMUNIDADES

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO


Fundada em 23 de janeiro de 1994, com celebração da Santa Missa às 15h, pelo saudoso Cônego Leandro de Carvalho Matheus e Frei Alano da Congregação Dominicana. Era desejo dos moradores do bairro Diniz II a construção de uma Igreja. Para tanto, alguns foram conversar com o Cônego Leandro e, por sugestão do mesmo, veio a inspiração que fosse construída a Capela dedicada a São Domingos de Gusmão. O Santo padroeiro foi um grande Evangelizador, Pregador do Evangelho e Propagador do Rosário de Nossa Senhora. A 1ª festa do nosso padroeiro foi em agosto de 1994. Por aqui já passaram vários padres que sempre nos apoiaram e, com muito carinho, nos ajudaram a crescer espiritualmente.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA



A semente lançada por ocasião da festa de Santa Maria Mãe de Deus, em julho de 1998, germinou e começou a dar frutos com a organização da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em 19 de dezembro de 1999.
Com a realização das Missões Populares cresceu o desejo de se ter no bairro um capela. Inicialmente foi construída uma gruta na Praça Tompson Scafuto e – após alguns entendimentos com os responsáveis pelo salão Voz do Povo, situado na Rua Isabel Silva – padre Arlindo Dias Pereira, grande missionário do Verbo Divino, celebrou a primeira missa no referido salão, no dia 2 de janeiro de 2000.
Com a devida aprovação do pároco, Cônego Leandro de Carvalho Matheus, prosseguiram-se as atividades com a organização do Conselho Comunitário de Pastoral. “A Voz do povo tornou-se a voz de Deus; o salão que outrora era usado para bailes e outras atividades é atualmente a Capela Nossa Senhora Auxiliadora”.
Hoje somos uma comunidade viva que, na vivência da fé, vai construindo de maneira paralela a igreja prédio e a Igreja povo.

COMUNIDADE SANTO EXPEDITO


Em outubro de 2000, ocorreram as missões populares no bairro Floresta. Com o movimento, surgiu a iniciativa de construir no bairro uma capela. Assim, foi realizada uma reunião, sob a coordenação da Neusa, com todos os interessados pela causa, na qual ficou decidida a fundação da comunidade e a construção da capela. Também nessa reunião, conforme a predileção dos presentes, ficou decidido que o padroeiro da comunidade seria Santo Expedito. Depois disso, começaram as movimentações, as celebrações e a comunidade chegou ao ponto que é hoje.


COMUNIDADE SÃO LUCAS


Em outubro de 199 aconteceu no bairro Pontilhão, as santas missões populares, com Celebrações Eucarísticas. No dia 19 de março de 2002, na residência do Sr Ary e Sra Eny Marchetti, foi celebrada por Padre Lázaro a primeira missa, dando início as celebrações nas residências, uma vez por mês. Também dentro da semana missionária, no dia 17 de outubro de 2002, foi celebrada a santa missa por Padre Dionê Quintão, que disse: " Tenho um sonho há 10 anos que hoje se concretiza, nasce no bairro Pontilhão uma comunidade católica". E tirando a sua túnica, oferece de presente à comunidade nascente. E assim, continuaram as celebrações em locais diversos, garagens, residências, e a luta para conseguir um local definitivo para se construir a Capela. Durante um período de seis meses, a Capela funcionou em sede provisória à Rua José Nogueira, local cedido pela família de João Lucindo. Em 20 de junho de 2004, aconteceu a 1ª Celebração Eucarística na sede definitiva da Capela São Lucas, presidida pelo Padre Jaime. A Capela está situada à Rua Henrique Diniz, 220, imóvel doado pela família ferreira Gomes. A festa do padroeiro é comemorada no mês de outubro, com tríduo preparatório e no dia 18 de outubro, missa festiva,  dedicado a São Lucas, escritor do 3º evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Considerado também, protetor dos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM