sexta-feira, 30 de março de 2018

SEXTA-FEIRA SANTA - ASSIM DEUS AMOU O MUNDO

Às 15h, teve início a Ação Litúrgica na Matriz de São Sebastião, onde de faz memória da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Momento de silêncio profundo e oração, reflexão sobre o Amor de Deus pela Humanidade.

Cônego Tarcísio, em sua homilia, refletiu sobre uma frase que o acompanha desde a infância e está inscrita no altar da Capela da Borda do Campo: "Assim Deus amou o mundo". Qual a sua real importância? 

"Na minha caminhada espiritual, aprendi a contemplar o crucifixo como uma expressão do Amor de Deus, um amor extremoso levado às últimas consequências para salvar a Humanidade. Ao contemplar o Crucificado, podemos vê-Lo dizendo 'é assim que eu amo você, é assim que eu quero a sua comunhão comigo'. É isso o que Deus nos fala no cenário do Calvário.

A nossa vida vale para Deus o preço do sangue do Cordeiro. Foi o preço pago para nos tirar do pecado e nos colocar junto ao Seu Coração Amoroso. Deste amor extremoso de Deus para conosco, em Jesus o Pai recria sua criação. Nós só entenderemos este cenário da Cruz se entendermos a origem da Humanidade. Na origem, Deus chamando todos à vida, o Paraíso, onde também haviam Adão e Eva e a árvore. Neste cenário, reinaram a desobediência e o pecado. Aos pés da cruz, no Calvário, temos Maria, a nova Eva, que nos trouxe Jesus, nossa salvação. Deus transforma a árvore do Paraíso na árvore em cujo madeiro Jesus derramou seu sangue para nossa salvação.

O crucifixo que contemplamos, o sinal da cruz que traçamos sobre nós são a nossa identidade, o que nos identifica com o Amor de Deus. Traçar o sinal da cruz a todo momento pedindo proteção e também para agradecer a Deus, invocar este sinal de amor que rege nossa vida e, assim, sermos sinal - sacramento do Amor onde quer que estejamos."

Ao final das orações, os fieis foram convidados a adorar o Crucificado, na liturgia - Adoração da Cruz, numa forma de unir-se à dor e ao sofrimento de Cristo.

A celebração terá continuidade amanhã, às 20h, com a Vigília Pascal, momento maior da fé cristã, quando se acenderá o Fogo Novo e se cantará o Glória e a vitória de Cristo sobre a morte.













Débora Ireno Dias
Valéria Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM