quinta-feira, 13 de abril de 2017

16ª FESTA DE SANTO EXPEDITO


Nosso santo guerreiro marcou a história por seu testemunho de vida. Mártir da fé, morreu decapitado, em abril do ano 303, sob o comando do Imperador Diocleciano. Expedito era soldado romano, levava uma vida devassa, até que teve um marcante encontro com Deus. Tocado pela graça divina, ele se converteu e mudou radicalmente de vida. Quando também teve início o seu sofrimento ao ser tentado pelo inimigo da salvação dos homens, que quis ludibriá-lo. O espírito do mal apareceu diante dele em forma de corvo e lhe segredou: “ crás..! crás…! crás…!” Palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…!amanhã…!” Enganador que é, eis a proposta do maligno: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!
Esse grande santo da Igreja, cansado daquela vida, não titubeou e pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE!, que quer dizer: “HOJE”! Nada de adiamento! É para já! Agora! Determinado, sabia que qualquer demora lhe poderia causar prejuízo e a morte eterna. Por isso é considerado o “santo das causas urgentes”, da “solução imediata” para qualquer pedido ou situação. É bastante conhecido por essa característica no Brasil.
Santo Expedito não adia o auxílio que pode nos oferecer para amanhã; sua determinação nos estimula a nunca adiar nossa conversão para amanhã.
A tradição o apresenta como chefe da 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminante” em memória de uma façanha que se tornou célebre. Localizava-se em Militene, província romana da Armênia. Em sua maioria era formada por soldados cristãos que defendiam as fronteiras orientais contra os ataques de bárbaros asiáticos.
Ele destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e chefe ligado à sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.
É o santo dos negócios que precisam de pronta solução, cuja invocação nunca é tardia; também é o protetor dos estudantes. Sua data festiva é no dia 19 de abril.
retirado do site: http://clube.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM