segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

As comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora, Santo Expedito, São Domingos de Gusmão, São Lucas e São Sebastião celebraram neste domingo, dia 30 de outubro, o 31º Domingo do Tempo Comum, encerrando assim as atividades do Mês Missionário, lembrando do continente da Oceania, o continente azul. As celebrações eucarística foi presidida pelos Padres  Daniel, Gláuber, Marcelo Santiago e Cônego Tarcísio e auxiliado pelo Diácono Rodrigo Artur, que nos deu a alegria de sua presença. Na comunidade de Santo Expedito a celebração contou com a participação especial da juventude, dos movimentos de pastorais, e do terço das Mães que rezam pelos filhos, que completa dois anos na comunidade.  Diácono Rodrigo fala da nossa Vocação de filhos e filhas de Deus.
“Nós somos chamados a viver no mundo do mesmo modo como fomos criados, como filhos e filhas de Deus. Dispostos a passar pela vida fazendo o bem em todas as circunstâncias, e reconhecer todas as vezes em que fracassamos.
Assim como Zaqueu precisamos buscar a conversão, cultivar uma experiência real e concreta com Jesus e assim mudarmos a nossa vida, seguindo o caminho de Deus. ‘O filho do homem veio procurar e também salvar o que estava perdido’ essa é a atitude de Jesus, que nós devemos também seguir em nossa vida, mesmo com nossas fraquezas e limitações. Devemos deixar Jesus ir o nosso encontro, nos colocar em experiência com Deus, não só na Igreja, mas também lá fora, e levar nossa experiência com Deus ao mundo. Pois é nosso dever de cristão levar as pessoas para o céu, essa é a nossa pequena vocação. E assim vamos nos tornando canais de salvação a todos os corações feridos, que se encontram perdidos pelo mundo.”
Na homilia feita por Padre Daniel ele iniciou nos dizendo que na oração Deus vem aos nosso encontro e no sofrimento nós é que vamos ao encontro de Jesus. Zaqueu, que era um cobrador de impostos não se achava digno de encontrar Jesus, queria apenas vê-lo, mesmo que fosse de longe. Mas Jesus foi até ele e lhe disse que iria até sua casa e que a salvação estaria ali. Mas essa casa que Jesus fala é o coração, pois nele só entra aqueles que amamos e deixamos que façam morada em nosso coração. Ao ser chamado por Jesus, Zaqueu se converte e deixa Deus entrar em seu coração e em sua vida. Às vezes nos sentimos como Zaqueu e pensamos não ser dignos desse amor de Deus. Mas devemos ter a consciência que quando precisamos Deus vem ao nosso encontro e nos socorre. Lembrando a frase “Recebe a oferenda do povo santo de Deus, toma consciência do que vai fazer, configurando sua vida à cruz do Senhor”, que foi dita a ele por dom Geraldo em sua Ordenação Sacerdotal, Padre Daniel encerrou a homilia dizendo que devemos abraçar a cruz e saber que ela nunca vem sozinha, ela vem acompanhada do Cristo.
Na celebração das 19 horas 30 minutos, padre Gláuber, destacou a vontade de Zaqueu em querer ver Jesus, pois ele queria ser transformado, e essa vontade só pode nascer no coração de quem sente a necessidade de Jesus transformar a vida. É preciso sermos verdadeiros para Jesus, pois Ele sabe de tudo. Jesus quer dar a salvação. E você quer ser salvo? Ele é nosso amigo, conhece tudo, mas para isso é preciso ter a coragem de Zaqueu que resolveu entregar tudo, para ser transformado pelo o amor de Jesus. Que nós abramos o nosso coração, a nossa vida, e demos livre acesso ao Senhor para sermos realmente transformados.  Ao final da celebração, os jovens agradeceram a comunidade de São Sebastião pela confiança na juventude, pelo dia mundial da juventude e, Diácono Rodrigo reforçou à todos o convite para a sua ordenação sacerdotal que acontecerá no próximo sábado, dia 05 de novembro, às 10 horas da manhã, na Matriz de São Sebastião.






 





















                                              Texto: Gabriela Cabral / Niuzeth Matos/ Marciléa Oliveira/ Erica Duarte
                     Fotos: Eliane Martin/ Gabriela Cabral/ Valéria Mattos/ Erica Duarte e Marciléa Oliveira





12 HORAS DE ADORAÇÃO

Aconteceu na comunidade de Santo Expedito, na tarde de Sábado (29/10 até a manhã deste Domingo(30/10), uma Vigília em Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi encerrada com a Santa missa. Um momento de louvor, de adoração e de fé, que contou com a participação das pastorais e movimentos (EAC/EJC), juventude e também de vários fieis, que fizeram da adoração um momento repleto de graças.












Fotos cedidas pelas pessoas da comunidade.
Texto:Gabriela Cabral


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

COMUNICADORES PAROQUIAIS SE REÚNEM EM MARIANA


Com o objetivo de refletir sobre a importância da Pastoral da Comunicação (PASCOM), equipes das regiões pastorais da Arquidiocese participaram no último sábado, 22 de outubro, do Encontro de Comunicadores Paroquiais. Os participantes foram assessorados pelo jornalista da Arquidiocese, Marcelo Martins, e pelo assessor arquidiocesano da PASCOM, padre Edir Martins Moreira. A conversa trouxe para a roda o funcionamento das PASCOM's, os defeitos e as dificuldades de se consolidar esse setor em cada paróquia.

Em dinâmica de grupo, os participantes contaram um pouco sobre as suas experiências com a comunicação e dá necessidade de se comunicar de forma clara e objetiva. Como parte da discussão, trechos do filme “Mercado da notícia” de Jorge Furtado foram exibidos para exemplificar a responsabilidade depositada no comunicador paroquial.

Para Marcos José Timóteo, de Piranga, Região Pastoral Mariana Centro, a proposta de encontro foi muito interessante e uma ótima oportunidade para se pensar comunicação daqui para frente. “Foi bom para discutirmos sobre as formações necessárias, além de identificar erros e buscar caminhos para melhorar. Já vou colocar as ideias na reunião da pastoral aqui,”concluiu.

O jornalista Marcelo Martins discutiu muito sobre a ética na comunicação e esclareceu dúvidas sobre postagens em redes sociais e sobre os jornais paroquiais na comunidade. Padre Edir pediu para que todos encaminhassem as propostas de melhorias para o e-mail do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Mariana ( DACOM) para deixar os encaminhamentos para o próximo encontro.

www.arqmariana.com.br/




ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

NOVA GERAÇÃO

E a tarde deste domingo, 23 de outubro, foi o momento para celebrar o dia das crianças com a catequese e Nova Geração! Uma tarde com pintura facial, brincadeiras, músicas e muita animação!Agradecemos o apoio do EJC, Catequese e todos que colaboraram para a realização deste evento.















 







Colaboração: Alexandre /Marcilea