domingo, 27 de março de 2016

ABANDONAR-SE EM DEUS

Débora Ireno Dias

Ao participar da celebração da Sexta-feira Santa, diante de todo o ritual que a Igreja Católica nos propõe, uma frase em especial me chamou a atenção. “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. E, dito isso, Jesus expirou. A luz se foi, as trevas tomaram conta da Terra. Fez-se silêncio. Antes, no Horto das Oliveiras, Jesus já tinha pedido ao Pai que lhe afastasse o cálice, mas também que estava ali para fazer a vontade Daquele que O enviou. 
 
reprodução Internet
Pus-me a pensar: estou disposta a viver a vontade de Deus em minha vida, de forma real e concreta, ou só o digo da boca para fora e a todo momento peço ao Pai que me afaste o cálice da tristeza, do medo, da dor? 

Temos vivido dias difíceis, tempos incertos. Seja na vida pessoal, seja na profissional, nossa caminhada tem-se tornado difícil diante de tantas barreiras e buracos que nos aparecem. Ou pedras que caem sobre nossas cabeças. Somos levados a pensar que tudo acabou, que sonhos e conquistas foram derrubados por acontecimentos inesperados. Sofremos dores, angústias, frustrações e, diante da nossa humanidade, caímos e deixamos por terra nossa fé. A vontade – ou a única certeza – é de ficar ali, caído, chorar e deixar ver o que vai acontecer. Mas não pode ser assim! É necessário levantar-se!

Quando algo ruim acontecer, é necessário passar pelo sofrimento que está a nossa frente, que se apresenta naquele momento, cair, chorar, sentir as dores. Mas, o mais importante, é reerguer-se! Como Jesus no Horto, pedir ao Pai que nos afaste o cálice da dor, das incertezas, das frustrações. Como Jesus na Cruz, entregar ao Pai o espírito, as dores, as lágrimas, a tristeza, a desesperança. 

Abandonar-se em Deus! Entregar a Ele tudo e todos que estão ao nosso redor. Viver o momento presente da forma como ele se apresenta, mas sabendo que Deus está nos acolhendo, segurando nossas mãos e guiando nossos passos. Dias ruins acontecem para todos, até para Jesus. Mas Ele ressuscitou! Depois de todo o sofrimento e dor, Ele ressurgiu glorioso numa bela manhã de domingo. Suas marcas não desapareceram. Ficaram ali suas chagas para mostrar que o sofrimento é uma cicatriz que levaremos para sempre em nossa história. Saber conviver com elas é grandeza, é fé.
Abandonar-se em Deus é viver a dor, mas sabendo que, da mesma forma que Jesus ressuscitou naquele domingo, nós também podemos ressurgir para uma nova vida a cada dia. Basta ver os sinais de Ressurreição que Deus coloca em nosso caminho. E não são poucos! Então, abramos os olhos, abramos o coração e, tal qual criança no colo do pai, abandonemo-nos nos braços do Pai e preparemo-nos para viver a vida nova, todos os dias!

27 de março de 2016 
Páscoa do Senhor Jesus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM