domingo, 31 de março de 2013

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!

Que a bênção de Jesus Ressuscitado se renove, nesta Páscoa, no coração de cada paroquiano(a) de São Sebastião!

Seminarista Rodrigo Artur

PASCOM - Paróquia São Sebastião

Vigília Pascal – a maior de todas as vigílias, a celebração da vitória



“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu à terra inteira”. 

A Igreja celebrou na noite de sábado a sua festa maior e mais bela – a Vigília Pascal, a Ressurreição de Jesus Cristo. É a festa mais importante da Igreja Católica – e também para outras igrejas cristãs, pois celebra a vitória da vida sobre a morte, sobre o pecado. É uma cerimônia tradicional cheia de rituais que fazem memória à história do Povo de Deus e do amor de Deus pelo seu povo.

A vigília tem início com a igreja às escuras, lembrando a morte, a escuridão dos três dias antes da Ressurreição. À porta principal da Matriz de São Sebastião, Padre Mauro procedeu à bênção do fogo novo – feito lascando-se duas pedras – com o qual foi aceso o Círio Pascal. Este, por sua vez, significa a Luz de Cristo, Aquele que ressurgiu dentre os mortos. À medida que o sacerdote foi passando pela igreja, as velas dos fieis foram acesas, no sentido de que Jesus é a luz, Ele ilumina cada um a cada dia. 

E com as velas acesas, cantou-se a proclamação da Páscoa, um hino de louvor a Deus, este mesmo Deus que, conforme as leituras do Antigo Testamento proclamadas durante a vigília criou tudo e todos sobre a terra, salvou seu povo da escravidão, mostrou-se Pai amoroso.

Ao entoar-se “Glória a Deus”, as luzes se acendem, e a alegria preenche a igreja, pois pode-se proclamar “Cristo Ressuscitou! Aleluia”. 

Na homilia, Padre Mauro ressaltou que a Ressurreição de Cristo encoraja a cada um a fazer o bem. Que este ocorrido não é entendido pela Ciência, mas pela fé de cada cristão. Falou ainda que cada um deve se aproximar da Luz – que é o próprio Cristo – para ser luz na vida dos irmãos. “Do túmulo hoje, nós saímos com Jesus Cristo também vitoriosos. Ao longo da nossa caminhada, nos momentos mais difíceis, lembremos que Deus pode mais”, disse ao encerrar sua pregação.

Após, procedeu-se a bênção da água, que será usada nos batizados ao longo do ano, a aspersão do povo com a água benta, a renovação das promessas do Batismo e, ao final, a Comunhão. 

Ao contrário dos dias anteriores, os fieis, não mais em silêncio, mas agora com o coração batendo forte de alegria, retiraram-se desejando uns aos outros votos de feliz Páscoa.

Também nós da PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião – desejamos a cada um de vocês, nossos leitores, UMA FELIZ VIDA NOVA EM CRISTO! 

Abaixo, a transcrição da homilia de Padre Mauro:
“Alegrai-vos no Senhor, repito, alegrai-vos. O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu aos seus para encorajá-los na prática do bem.
Pedro correu, foi ao túmulo e viu apenas os lençóis, e voltou para casa admirado. A Ciência não entende a Ressurreição, mas nós, pela fé, entendemos. O Senhor ressurgiu, aleluia! A Sua ressurreição nos enche de alegria e esperança, nos motiva a amar, nos faz luz na vida dos outros.
Nesta noite santa, aproximemo-nos da luz para sermos luz em todos os lugares. Aproximar-se de Jesus Cristo para sermos outro Cristo na vida daqueles que sofrem e que estão à Sua procura, principalmente os jovens santos, que tanto têm sofrido mazelas neste mundo, em nossa comunidade.
Tenhamos a presença do Cristo ressuscitado, o tenhamos no coração, porque ninguém oferece o que não tem. Só oferece luz quem está próximo da luz, da força do Ressuscitado.
Família Paroquial, o mundo seria outro, as famílias suportariam as cruzes com mais ternura, os jovens caminhariam por caminhos certos e justos, nossas igrejas não estariam tão cheias de pessoas vazias se estivéssemos mais pertos da Luz.
Vamos ao túmulo para mais uma vez celebrarmos que Deus pode mais, que o projeto do Pai vence a brutalidade dos poderosos, para não sermos túmulos caiados, belos por fora, podres por dentro.
O que seria de Barbacena sem luz? Nossas cidades? Nossa comunidade? E um cristão sem a luz do Ressuscitado? Andaria sem norte, sem sonhos pelas estradas da vida. É impossível viver sem fé, sonho, família. A Ressurreição nos traz vida, esperança, força, fé, coragem. Deixemos que a luz da Ressurreição de Jesus Cristo nos ilumine e caminhemos como irmãos de fé.
Olhemos para o horizonte, com os pés firmes em terra, esperando pela nossa Páscoa definitiva, pois nossa alma tem sede de Deus!”




sábado, 30 de março de 2013

Mensagem de Padre Mauro e Diácono Adelson aos paroquianos por ocasião da Páscoa

Saúdo, com votos de uma feliz Páscoa, todos os leitores e leitoras do nosso blog paroquial, sobretudo, nossos colaboradores, presentes nas cinco comunidades da paróquia de São Sebastião.
O Ressuscitado se aproxima e nos diz: “a paz esteja convosco!”. A força da sua Palavra nos ergue e nos põe a caminho; faz-nos ver de novo um horizonte novo; recria em nosso interior uma vontade de amar; restaura-nos a fim de vencermos as tentações da existência humana; fortalece nosso propósito de sempre trilharmos o caminho do bem; ensina-nos a sorrir para a vida, mesmo quando as lágrimas estão estampadas em nosso rosto. Aquele que venceu a frieza do túmulo nos ajude a sair dos túmulos que nos aprisionam em vida.
A Páscoa acontece quando restaurados pelo amor divino anunciamos que a força do amor é nossa guia e nossa meta. Assim seja. Amém.
Desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa. Coragem! Acreditemos no amor, acreditemos na vida.
Padre Mauro Lúcio de Carvalho
Diác. Adelson Laurindo Clemente

 

Sexta-feira Santa - Paixão e Morte do Senhor Jesus



Celebração da Paixão e Morte de Jesus – celebração do amor

Sexta-feira Santa é dia de recolhimento, oração, reflexão sobre o ato maior de amor de Cristo pela humanidade. É o único dia em que não se tem missa, tem-se a Ação Litúrgica, às 15h, onde são relembrados os últimos momentos antes da morte de Jesus. Na Paróquia São Sebastião, a liturgia ficou a cargo da Comunidade São Domingos de Gusmão e na música teve-se o Coral São Pio X. 

Na homília feita pelo Diácono Adelson Clemente, falou-se sobre a Cruz que é ponto de chegada para os homens, mas ponto de partida para Deus. Para o homem é o fim, mas para Deus é o início. Fim de uma vida escrava e decaída, princípio de libertação. Lembrou aos fiéis que a Sexta-feira Santa é o dia da Santa Cruz, é o dia da cruz de cada um. 

Após a homilia, procedeu-se a oração universal, distribuição da Comunhão e a Adoração à Santa Cruz, numa referência ao martírio de Jesus. 

E todos se retiraram em silêncio, apenas em oração. 

Abaixo, a transcrição da homilia.
“Aquele que não crê, vê na cruz o sinal do sofrimento e o símbolo da dor, mas para nós cristãos ela é mais do que isso, ela é vitória. Vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte. Cruz é salvação. A cruz faz parte da nossa vida. Não há cruz sem Cristo, não há vida sem cruz. Todos nós temos a nossa cruz, devemos amar a nossa cruz, pois foi numa cruz que Jesus se entregou e morreu por amor a cada um de nós. Jesus disse que aquele que o quiser seguir renuncie a tudo, pegue a sua cruz e o siga. Essa cruz é oferecida por todos nós, com ela chegamos a Cristo. Não devemos ficar presos à morte de Jesus, pois o mais importante está por vir, que é a Ressurreição. Devemos trazer para a nossa vida não o Cristo crucificado, mas o Cristo vivo, para que Ele nos ensine o verdadeiro caminho a seguir.” 

Niuzeth Matos e Valéria Mattos - PASCOM - Paróquia São Sebastião







 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa – meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo



A sexta-feira começou, na Paróquia São Sebastião, com a tradicional caminhada da penitência, sob responsabilidade do Setor Juventude pelo terceiro ano consecutivo.

Não se importando com o vento frio da madrugada, centenas de fiéis estiveram presentes à procissão, que saiu da Matriz e percorreu algumas ruas do bairro. Ao longo do trajeto, os jovens levaram os presentes a refletir sobre as suas mazelas, sobre o que tem sido agonia e morte para a juventude de hoje. Importante falar sobre a quantidade de jovem que ali estava presente, com suas mochilas, bonés, fones de ouvido e demais objetivos que são característicos.

Desilusão, sonhos roubados, bullyng, reprovação no vestibular e concursos, exclusão, desemprego e falta de perspectiva profissional, alienação diante de falsas promessas, a busca pela Igreja – que muitas vezes o jovem deixa de lado, a indiferença, os vícios em todas as suas esferas, a fome, a idolatria pelo dinheiro e o consumismo e a dor ao ver amigos indo por caminhos diferentes daqueles projetos por Deus. Estes foram alguns dos assuntos abordados que, não só para a juventude, mas para todos os fiéis, serve de reflexão na busca por uma vida renovada a partir da Páscoa.

Ao final, dentro da matriz, Padre Mauro fez uma rápida catequese, lendo um texto de São João Crisóstomo a respeito do Sangue de Cristo derramado por nós. Pediu, ainda, para que cada um fosse até a cruz e ali deixasse o que mais lhe pesa na vida, o que deseja deixar para trás para viver uma vida nova. 

E o coração de cada um manteve-se em silêncio, em oração.  
 











































Débora Ireno Dias e Kelmer Mayke - PASCOM - Paróquia São Sebastião

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa - início do Tríduo Pascal



“Eis que vos dou um novo mandamento…”


Na noite de quinta-feira, Noite Santa, como disse Padre Mauro, celebrou-se a cerimônia do lava-pés e a instituição da Eucaristia na Matriz de São Sebastião.


A celebração contou com o Setor Juventude na animação, onde centenas de fiéis lotaram a igreja a fim de, em oração, preencherem seus corações. 


Padre Mauro referiu-se à juventude em quase totalidade da missa, mostrando o quanto tem apoiado os jovens em suas iniciativas dentro da paróquia. “Hoje a juventude está ocupando o lugar dos apóstolos, dizendo igual ao jovem profeta Isaías – Eis-me aqui, Senhor. Envia-me!”, dizia ao iniciar a celebração.


Após o Evangelho, procedeu-se a cerimônia do lava-pés. Padre Mauro disse que Jesus lavou os pés dos discípulos e Pedro não entendeu o significado especial deste ato. “Hoje, dizia ainda, nós queremos entender este gesto e estarmos unidos ao Papa Francisco que, nesta tarde lavou os pés de jovens detentos. Ressalto isso para engrandecer seu gesto de humildade – homem poderoso foi ao encontro dos detentos num gesto gratuito, sem nada esperar em troca”. 


Ao continuar sua falar, Padre Mauro mencionou os jovens que participaram do lava-pés: “Nossa paróquia tem jovens estudantes, trabalhadores, sonhadores para eu lavar seus pés. Lembrando o que a Igreja nos diz em seus documentos – o jovem é um lugar teológico – cujo significado nos leva a ver que é no jovem que encontramos Deus. Em unidade com a Campanha da Fraternidade deste ano, que nos recorda o jovem profeta Isaías, jovem que ouviu o Senhor e respondeu ao Seu chamado, e também unidos à Jornada Mundial da Juventude, que nos pede “Ide e fazei discípulos em todas as nações”, convidamos estes doze jovens que estão representando a todos. A Igreja precisa da juventude para mostrar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, já nos dizia o Papa Emérito Bento XVI.”


Padre Mauro lavou os pés de doze jovens – trabalhadores, estudantes, viciado em drogas, músico, mototaxista, portador de deficiência – cada um representando uma realidade da juventude de nossa comunidade, da nossa realidade.


Em sua homilia, Padre Mauro falou do chamado que Jesus faz a cada um de nós, da forma como nos olha nos olhos. Falou também da juventude da Paróquia São Sebastião, o trabalho que é feito junto aos jovens e sobre o significado da Eucaristia do lava-pés para os dias de hoje. 

Ao final da comunhão, o Santíssimo foi levado à Capela, onde ficou exposto para adoração até a zero hora. E a partir daí, fez-se o silêncio...


Abaixo, a transcrição da homilia:

 “Jesus passou por diversos lugares em sua época e hoje Ele continua a passar por todos os lugares, nos olhando e dizendo – vem e segue-me, sem fazer discursos ou promessas. Pela força da Sua Palavra, Ele penetra no coração dos chamados e estes O seguem. Nesta noite, recordamos o Cristo que nos visita, conhece, ama, nos valoriza do jeito que somos. Ele nos convida a sermos seus amigos pela oração, pela vivência da Palavra e pela participação na Eucaristia por Ele instituída. 


Receber a Eucaristia é estar em união com o Seu projeto. E qual o projeto de Jesus Cristo? E onde enxergamos este projeto acontecendo? Onde nós entramos em comunhão com Jesus Cristo? “Comungar é tornar-se um perigo”, já nos diz uma canção, e comungar não é apenas tomar uma fração do pão, mas é comprometer-se! 


O que é hoje atualizar o gesto de Jesus ao lavar os pés dos seus amigos? O Senhor lavou os pés dos seus servos, seus amigos, e eu penso que lavar os pés é estar ao lado da pessoa, fazer feliz nem que seja por um instante, devolver a vontade de viver, dar esperança, acolher. Como atualizar o gesto de Jesus Cristo na nossa Cidade das Rosas, na Família Paroquial, na nossa família? O que é servir? Pedro não entendeu; eu entendo? Se entendo, eu pratico? Ou meu orgulho me faz um cristão alheio aos irmãos e seus sofrimentos? Eu entendo este gesto do lava-pés e entro neste projeto de Jesus ou sou alienado? Jesus nos quer livres de toda a opressão. Por isso, se não entendo o gesto, não entendo a Eucaristia. 


Para lavar os pés, precisamos de fé, não só a coragem e a força física. E a força espiritual encontramos na oração e na Eucaristia. E o maior problema nosso de hoje é não ter tempo. E não se tem tempo para rezar, para entrar em comunhão com Deus, para lavar os pés dos irmãos, e acabamos por romper com Deus.


Lavar os pés hoje é colocar-se ao lado da juventude? Temos uma juventude explorada, vítima das drogas, da falta de oportunidade para estudar e trabalhar em nossa cidade. Nossos jovens têm que sair de casa para conseguir oportunidade, podem, nisso, se afastar dos pais, da convivência em família e acabar se perdendo pelo mundo afora. Lavar os pés é pedir justiça para nossos jovens, é amar nossa juventude escutando-a. E a partir dessa escuta, apresentar-lhe o projeto de Jesus Cristo. Nossos jovens são bons, temos muitos jovens santos em nossa paróquia, e talvez seus pais nem o saibam. Eu sei porque eu os escuto. A maior riqueza da nossa paróquia está na juventude, e eu espero que esta riqueza não se perca. Deus ama a juventude!


Nesta noite santa, em que Jesus instituiu a Eucaristia, como é bom saber que Ele nos surpreendeu com Seu gesto de amor. Baixar as armas, diminuir a violência, acabar com a guerra. A força do amor pode mais!


Nesta noite santa, em que Jesus instituiu o Sacerdócio, agradecemos por tantos padres santos de nosso País e fora dele, que levam a Boa Nova a todos, sem distinção. Rezemos por todos os padres, para que nós – sacerdotes – continuemos fiéis ao projeto de Cristo.

O rosto de Deus é jovem também! “




Débora Ireno Dias - PASCOM - Paróquia São Sebastião